Os assistidos do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), equipamento vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, participaram nesse sábado (12) de um almoço especial promovido pelo Rotaract Club de Campos Demerval Paravidino. A iniciativa reuniu pessoas em situação de rua assistidas pelo órgão, funcionários e cerca de 20 voluntários.
De acordo com o presidente do Rotaract Club Campos, Lucas Kadesh, a ideia surgiu com o objetivo de promover um encontro que fosse além da entrega do almoço, sendo também um momento de conversa e dedicação aos assistidos, principalmente com a proximidade do Natal.
“A proposta é estar mais perto dos assistidos do Centro Pop, levando não só a comida, mas proporcionando um momento de conversa sobre família, afeto e a dedicação do nosso tempo em prol dessas pessoas. Estamos no período de Natal, uma época que nos ensina a estar cada vez mais próximos aos outros, mas realizamos esse tipo de ação durante todo o ano. Foi uma tarde de muita alegria e satisfação”, disse o presidente.
A coordenadora do Centro Pop, Claudia Moura, ressaltou a importância da ação do Rotaract, principalmente dos jovens, para um dia especial para as pessoas em situação de rua assistidas pelo equipamento.
“Foi uma ação voltada para a população de rua, que percebeu que os voluntários estavam ali, não apenas para ofertar a comida, mas para dedicar o tempo e uma tarde inteira. Os voluntários participaram da preparação do almoço, mas também de um momento de conversa, de troca de experiência. Os assistidos já são tão marginalizados e sofrem preconceito, então, eles se sentem vistos em iniciativas como essa”, disse a coordenadora.
Para essa tarde especial, o Rotaract levou o Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac), que ofertou serviços de saúde, como aferição de pressão e teste de glicemia.
O Centro Pop, que é o equipamento municipal que realiza abordagens diárias a pessoas que vivem em situação de rua, atende 50 usuários por dia. Diariamente, o Centro Pop também realiza abordagens em diversos pontos do município, sendo oferecidos serviços à população de rua da cidade como abrigos, regularização de documentos, encaminhamento para serviços de saúde e vagas de emprego.
fonte: secom