Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Seduct marca presença em Brasília no Encontro Nacional de Popularização da Ciência
Por Administrador
Publicado em 10/12/2025 06:38
Geral
 (Foto: Seduct / Divulgação)
 

 

Representando a cidade e a Prefeitura de Campos, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) esteve presente na edição deste ano do Encontro Nacional de Popularização da Ciência, no Hotel Brasília Imperial, na capital do país. O evento, que ocorreu do dia 2 ao dia 4 de dezembro, buscou reunir todos os coordenadores responsáveis pela popularização da ciência e tecnologia no país e contou com participação da gerente de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia, Carla Salles.
 
O evento ainda contou com a participação de coordenadores de feiras de ciências, da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, coordenadores de museus e centros de ciência, coordenadores do Programa Federal “Mais Ciência na Escola” e coordenadores das Olimpíadas Científicas. O objetivo principal foi fortalecer e articular a cultura científica no Brasil, ou seja, aproximar a ciência da sociedade e consolidar políticas públicas e práticas de divulgação científica em todo o país.
 
“É um momento muito rico e de grande aprendizado, principalmente com a grande troca entre esses coordenadores e representantes, que são os grandes responsáveis pela popularização da ciência em nosso país. Foi uma oportunidade para relatar os resultados que Campos vem alcançando nas áreas de Educação, Ciência e Tecnologia, fortalecendo o reconhecimento nacional das ações implementadas pelo município. Nossa experiência foi relatada em ata como política pública robusta de popularização de ciência”, declarou Carla.
 
Organizado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, o encontro tem o objetivo de discutir a educação no país, por meio de palestras, mesas e painéis com autoridades e especialistas. Entre os nomes, podem ser citados: Guilhermo Silveira Braga, coordenador dos programas de pesquisa em educação, popularização e divulgação científica do CNPq, Guillermo César Anlló, Especialista Regional do Programa de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação da UNESCO, Inácio Arruda, Secretário de C&T para o Desenvolvimento Social e a representante do Ministério da Educação, Anita Gea Martinez Stefani.
 
O congresso ainda disponibilizou oficinas e discussões sobre inclusão, tecnologia assistiva e educação científica, grupos de trabalho temáticos e regionais e a ilustre fala da ministra de Inovação, Luciana Santos.
 
E representando a pasta municipal, a gerente Carla Salles participou de dois grupos de trabalhos, sediados no auditório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e no Hotel Brasília Imperial. O primeiro grupo, focado em Feiras de Ciências, onde foram discutidos os editais e relatados as experiências da organização das feiras de ciências na cidade, compartilhando os resultados e objetivos. O segundo grupo foi o Grupo de Trabalho que reuniu todos os coordenadores das cidades que englobam o Sudeste, onde Carla compartilhou também todas as experiências obtidas por meio do Mais Ciência na Escola.
 
fonte: secom
Comentários