Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Saúde participa de evento pelo Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua
Por Administrador
Publicado em 20/08/2025 11:33
Geral
 (Foto: Igor Azeredo / Divulgação)
 

 

A Secretaria Municipal de Saúde marcou presença, nessa terça-feira (19), no evento Roda de Conversa Cantada, realizado na Praça da República, em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. A iniciativa foi promovida pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania, por meio do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento para População em Situação de Rua de Campos dos Goytacazes (CIAMP), e contou com a participação de diversas instituições e serviços, com o objetivo de promover acolhimento, integração e garantia de direitos à população em situação de vulnerabilidade.
 
Durante a programação, a equipe do Centro de Doenças Infecto-Parasitárias (CDIP) distribuiu preservativos masculinos e femininos, além de promover ações de conscientização sobre a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Já os acadêmicos da Faculdade de Medicina de Campos (FMC) ofereceram atendimento médico com aferição de pressão arterial, verificação de glicemia capilar e orientações de saúde.
 
 
A Secretaria Municipal de Saúde também foi representada pelas Residências Terapêuticas 1 e 5, que integram a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Campos, e pelo Programa Consultório na Rua, cuja equipe multidisciplinar é formada por médica, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e técnicos de enfermagem. Ao todo, oito profissionais estiveram presentes, realizando atendimento integral à população vulnerável que participou do evento.
 
Para a assistente social do CDIP e coordenadora do Consultório na Rua, Constância Prestes, o momento representa a oportunidade de dar visibilidade e voz às pessoas em situação de rua.
 
“O Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua é um marco para reafirmarmos que essas pessoas têm direitos e precisam ser vistas em sua integralidade. A saúde tem um papel fundamental nesse processo, pois além da assistência, leva dignidade e cuidado a quem muitas vezes é invisibilizado pela sociedade. Esse evento mostra a importância da união da rede intersetorial para promovermos, de fato, inclusão e cidadania”, destacou Constância.
 
 
fonte: secom
Comentários